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Amarok Cabine Simples

Amarok Cabine Simples
06/09/2017

Por sorte minha e competência da equipe de assessoria de imprensa da Volkswagen, me foi oferecido a versão cabine simples da Amarok para avaliação. Trata-se da versão para trabalho, mas confesso que gosto muito do visual das picapes cabine simples com suas longas caçambas. Geralmente quem utiliza esse carro é o funcionário da empresa, sorte a dele também.

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O modelo avaliado foi na versão SE de cabine simples e caçamba especial. Especial, porque se a cabine é simples, podemos dizer que a caçamba é especial, pois leva muita carga, são quase 1.200 kg e mais de 1.800 m³, se estivesse fazendo calor colocaria uma lona e encheria com água, daria uma bela piscina, brincadeira a parte. Este modelo é robusto e tem comportamento e estilo de dirigir de um caminhão. O tanque de combustível tem 80 litros de capacidade, podendo te levar a mais de 1.100 km de distancia com apenas um tanque cheio.

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A versão SE possui um pacote especial com alguns itens que não estão na versão simples, denominada S, que são: motor mais forte com 180 cv, ante os 140 cv da versão S; bonitas rodas de liga leve, ante as de ferro e calota plástica central, ambas no aro 16"; radio com bluetooth e mp3 e na S não tem radio, apenas a tampa plástica no painel e tem também alarme na chave canivete que não vem na simples. Em ambas encontrará de série direção hidráulica, ar condicionado, faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade e tração. A diferença de valores para as duas opções é de aproximadamente 10.000.

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Equipada com cambio manual de 6 marchas a picape roda sem saturação e desenvolve muito bem, alinhando elasticidade e economia de combustível. No total rodamos mais de 1.000 km e registramos as seguintes médias: Cidade com transito moderado e caçamba vazia: 11 km/l, rodovia com caçamba vazia: 14 km/l e na terra com 4x4 acionado: 7 km/l, lembrando que a tração é 4Motion. Os pneus tem as medidas 245/70 de uso misto nas rodas 16" de liga leve.

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A suspensão é a mesma para as outras versões, independente McPherson na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira. Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira com eficiência satisfatória tanto vazia quanto carregada. No offroad conta com o controle de descida eletrônico. Já o auxilio em rampa trava por alguns segundos, comum em alguns carros, mas se soltar o freio e acelerar imediatamente, as rodas ainda estarão travadas e a chance de o motor apagar é grande, mas nada que não se acostume com o tempo de uso.

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Com a picape original foi satisfatório o uso em estradas de terra com erosões, fortes subidas e descidas. O fato de possuir o bloqueio de diferencial traseiro e controle eletrônico de tração ajudou bastante em alguns momentos difíceis do trajeto e quem reclama da Amarok com este tipo de uso é porque precisa de mais treino e técnica ao volante. Nesta avaliação rodamos mais de 300 km por estradas de terra durante alguns dias seguido e em momento algum o modelo deixou a desejar no aspecto robustez, segurança e transposição, exceto no quesito conforto, pois apesar de os bancos serem confortáveis a picape transmite muitos solavancos para os ocupantes, não para menos, se atentarmos aos seus mais de 3 metros de entre eixos. As dimensões são generosas, com 5254 mm de comprimento, 1944 mm de largura, 3095 mm de distância entre eixos e 1834 mm de altura.

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O acesso a cabine é um pouco difícil pela altura da picape e faz falta um estribo lateral para auxiliar na subida, além claro de uma alça de apoio.

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O interior da picape tem um excelente revestimento lavável, sem carpete e de fácil limpeza, só faltou uma mangueira de ar comprimido para a limpeza, como costuma ter nos caminhões, ai sim poderíamos chamá-la de "caminhãozinho".

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O multimídia encontrou grande dificuldade para sintonizar rádios FM, mas nas mídias de conectividade funcionou bem e a qualidade do som foi satisfatória, porém, faltou uma câmera de ré para um veiculo tão longo, poderiam absorver este item no pacote SE.

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O espaço atrás dos bancos são generosos e acomodam duas malas médias com tranqüilidade.

O vidro traseiro não tem barra de proteção. Acima dele no lado de fora fica a luz de freio que tem a opção com o motor desligado de ficar acessa para iluminar a caçamba em locais com pouca ou falta de iluminação.

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Resumindo, a Amarok cabine simples foi projetada para o trabalho, mas atenderia muito bem uma ou duas pessoas para o lazer. A picape ainda apresenta um visual atual e deve mudar só em 2020, portanto, será uma excelente escolha se quiser combinar o carro do dia a dia e trabalho num só. O preço desta versão é 103.900 já abatidos 18% de desconto. Detalhe é que só é vendido com CNPJ para frotista. Atendimento à frotista não existe em todas concessionárias, procure a mais próxima de você com este atendimento especial.

Texto e fotos: Flávio Verna

 

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